Sobre Nós

 Produção Fotográfica e Cinematográfica: Fabio Emerson Rutka

Atuamos como cinegrafista, fotógrafo e editor de imagens. Neste site você acompanhará parte de nosso trabalho, através de capturas de imagens em diversos lugares, focando bastante nos segmentos natureza e eventos.

“Qual das minhas fotografias é a minha favorita? Aquela que farei amanhã” – Imogen Cunningham

“Não fazemos uma foto apenas com uma câmera; ao ato de fotografar trazemos todos os livros que lemos, os filmes que vimos, a música que ouvimos, as pessoas que amamos.” – Ansel Adams

Técnicas Preferidas

Realizamos produções fotográficas e cinematográficas, com criatividade e qualidade, evidenciando técnicas aprimoradas de enquadramento, cores vivas e brilhantes e ângulos diferenciados e inteligentes. A película cinematográfica deverá ser, frame por frame, ou quadro por quadro, em imagens estabilizadas e ao mesmo dinâmicas. O espectador deverá assistir um filme, sem que se torne cansativo, pois o dinamismo, combinados com a música harmônica, resultará num clipe ou película de filme, um trabalho encantador e de arte. Por isto, o Cinema é  a Sétima Arte.

Nas produções fotográficas, o pôr do sol e os detalhes simétricos da imagens, são produções que apreciamos muito. O contraste e o brilho são elementos fundamentais, se bem aplicados, a fim de tornar a fotografia mais bem produzida e bela. As cores deverão serem naturais e vivas.

“A câmera é um instrumento que ensina a gente a ver sem câmera.” – Dorothea Lange

“Você não fotografa com sua máquina. Você fotografa com toda sua cultura.” – Sebastião Slagado

"A lente revela mais do que o olho pode ver." - Robert Doisneau

Nossos amigos

Queremos compartilhar o nosso trabalho com você, fotográfo profissional ou amador; com você, cinegrafista, amante das capturas de imagens. Tanto os profissionais e amadores, que possuem a fotografia e a filmagem como hobby ou profissão. Enfim, qualquer pessoa, que queira interagir, aprender e ensinar.

Produções Fotográficas de Fabio Emerson Rutka

Equipamentos Profissionais: Alta Definição, Full HD e 4K

 

Produções Fotográficas com Criatividade e Qualidade

"Uma boa foto é aquela que abre a sua imaginação, que traz emoção."  Martine Franck

Parcerias

Ensaios em Locais Belíssimos

Produções de Filmes Enlaces Matrimoniais

Fabio Emerson Rutka: Fotógrafo

Serra da Canastra, Mg: Um trabalho maravilhoso num lugar maravilhoso

Fabio Emerson Rutka: Cinegrafista

Paisagens e Natureza

Fabio Emerson Rutka é graduado em História pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, Paraná.  Possui vasta experiência na área de produção fotográfica e cinematográfica, nos segmentos de eventos, institucionais, cidades e paisagens. Realizou diversas exposições de fotografias e palestras sobre a guerra do Contestado.

 

História do Projeto

O início de nosso trabalho no segmento das filmagens iniciaram-se em 1998, e com o tempo,tornou-se num hobby, que passou a se tornar uma atividade profissional. Mas não deixamos de lado a fotografia, que sempre fez parte de nossa vida, registrando os momentos importantes de nossas histórias. Hoje com a popularização das câmeras fotográficas digitais, obtemos imagens até de aparelhos celulares, com razoável qualidade. Portanto, as capturas de imagens fotográficas e de filmagens, ficaram bem mais ricas e abundantes. A população possui um farto material documental, interagindo com outras pessoas através da internet. Antigamente, devido as dificuldades, os preços e as limitações dos filmes de rolo, o número de fotos e filmagens, era muitíssimo inferior ao atual momento contemporâneo. E consequentemente perdia-se vários registros históricos importantes.Temos atualmente uma empresa nos segmentos de filmagens, fotografias e eventos, cujo nome é STUDIO ALFA DIGITAL e FABIO EMERSON RUTKA PRODUÇÕES.

5 Dicas de Fotojornalismo

1º Se antecipe às situações

2º Seja um bom observador

3º Estude boas referências

4º Domine seu equipamento

5º Não perca o momento chave da fotografia

A forma que o fotógrafo escolhe na hora de fotografar é determinante, seja para transmitir uma informação precisa ou até mesmo para mostrar uma outra visão da realidade. A forma de fotografar está diretamente ligada ao ângulo de visão do fotógrafo jornalista e ao enquadramento, ou seja, o que ele deve restringir e delimitar para expressar algo, de acordo com seu intuito. Outro termo utilizado nessa área é o da “visão periférica”, isto é, a sensibilidade e a capacidade de perceber algo que está fora do foco principal e que nem sempre é publicado.

"Um bom fotógrafo não é aquele que registra através de imagens, a beleza, mas sim aquele que observa, transforma e cria ao seu próprio ver, a beleza!" João Gabriel

"Um fotógrafo com uma boa técnica, uma boa câmera e uma boa lente pode registrar pérolas de beleza estética.
Porém mais lindo e emocionante é quando consegue capturar a doçura de uma alma..." Joezinho Gomes

CNPJ 11.173.017/0001-67

Estas fotos abaixo, em preto e branco, são produções de grandes fotógrafos que nos inspiram e os equipamentos utilizados

Fabio Emerson Rutka e suas produções fotográficas

Fotojornalismo

O fotojornalismo é uma especialidade da fotografia cujo o objetivo é passar uma informação clara e concisa, através da imagem fotografada. A primeira vez em que um veículo de comunicação publicou uma imagem foi em 1880, através do jornal Daily, em Nova Iorque. Entretanto, o termo “fotojornalismo” só veio a surgir nas primeiras décadas do século XX com o desenvolvimento das revistas ilustradas, que integravam foto e texto. Estas alcançaram seu ápice na Alemanha em 1930.

Assim como em outros ramos do jornalismo, um fotojornalista deve estar sempre atento ao que acontece ao seu redor, ser curioso, sensível e dominar as técnicas de fotografia para conseguir fotografar em condições adversas.

Uma boa fotografia é aquela que chama a atenção para o conteúdo publicado, comprova algo, choca o leitor, informa, diz muitas coisas rapidamente e é capaz de transmitir ao leitor a sensação de poder vivenciar e entender a notícia com mais clareza. Por esse motivo o fotojornalista deve seguir preceitos como originalidade, intuição, persistência e a informação relevante, pautadas, sobretudo, pela ética.

6 Dicas de fotografia minimalista

1 – Menos é mais

Esse é o principal conceito do minimalismo. Inclua menos elementos na sua composição, assim você chamará a atenção para o que realmente quer ressaltar na foto.

2 – Utilize bastante espaço negativo

A estética minimalista é caracterizada por seu “respiro visual”. Isso é obtido através de grandes áreas em branco. Experimente isolar o objeto da sua foto contra fundos simples, como o céu, o chão ou paredes em branco.

3 – Use bem os recursos à sua disposição

Outra característica importante da filosofia minimalista é aprender a fazer mais com que você já tem. Não precisa sair comprando novos equipamentos, pois até com um celular é possível tirar ótimas fotos.

4 – Oculte partes da informação

Utilize o fator de corte da câmera a seu favor. Cortar partes estratégicas da imagem ajuda a aumentar o espaço negativo da foto e cria uma aura de mistério, intrigando o observador.

5 – Fique atento a linhas e padrões

Linhas, pontos, texturas, luz e sombra. Estes são alguns elementos simples de composição que podem criar resultados ótimos quando bem utilizados.

6 – Crie uma narrativa visual

Faça a sua fotografia contar uma história. Os poucos elementos da sua imagem são seus aliados, pois eles capturam o interesse do observador e despertam nele a vontade de querer saber mais.

   Facebook.com/fabioemersonrutka 

Facebook.com/studioalfadigital

Twitter.com/fabiorutka

Instagram.com/fabiorutka

Pinterest.com/fabiorutka  

Contato

Fabio Emerson Rutka Rua Miguel Calmon, 291, Ponta Grossa, Paraná
www.studioalfadigital.com.br
(42) 99965 5958 (42) 3223 8907 fabioemersonrutka@yahoo.com.br